Gestão de RH os erros mais comuns e como solucioná-los

Gestão de RH: os erros mais comuns e como solucioná-los

A gestão de RH de uma empresa tem como principal objetivo cuidar dos colaboradores e viabilizar resultados, no melhor ambiente de trabalho possível. Porém, além das metas a longo prazo, o profissional de recursos humanos precisa cuidar das rotinas administrativas, o que muitas vezes faz com que o enfoque principal seja perdido. 

Alguns erros são bastante comuns na gestão de RH em empresas.

Falta de comunicação interna na Gestão de RH

Investir na comunicação interna de uma empresa é fundamental, embora algumas empresas não deem a devida importância a esta premissa tão essencial. Associando uma comunicação interna eficaz com soluções de endomarketing será possível uniformizar informações para toda equipe, além de manter os colaboradores envolvidos e motivados. 

O primeiro passo é estabelecer os melhores canais de comunicação. Uma pesquisa interna pode ser a solução para identificar o canal mais eficiente que atinja a todos. Recomenda-se não investir em muitos meios de propagação, pois a comunicação pode se dispersar. Também é interessante mesclar uma ferramenta de comunicação on-line com outra física.

Outro ponto importante é favorecer a integração entre diferentes setores. Reuniões com líderes de cada equipe para alinhar informações é essencial. Porém, não é o bastante. É preciso estimular que os líderes repassem o que receberam para os subordinados. Além disso, vale a pena adotar outras ações de endomarketing, que promovam a integração de todos os colaboradores através de eventos técnicos e/ou descontraídos, como palestras, workshops, cafés da manhã e encontros festivos. 

Como a gestão de RH pode evitar a rotatividade de funcionários e ajudar a reter talentos

É pacífico que a alta rotatividade de profissionais de uma empresa causa perda de produtividade, lucratividade e diminui a saúde da organização. Um dos desafios de um profissional de RH é diminuir os índices de “turnover”. 

Para atingir esse objetivo, é fundamental que a empresa reavalie processos, promovendo uma melhor organização e transparência de valores, procedimentos e plano de carreira. E a melhor forma para ser bem-sucedida neste intuito é permitir que o profissional de RH tenha ao seu dispor ferramentas de automação para não se perder em rotinas administrativas que acabem por desfavorecer a retenção dos melhores talentos na empresa. 

A importância do feedback na gestão de RH

Dar um feedback constante e adequado para seus colaboradores é uma estratégia econômica, porém, muito poderosa para manter uma equipe produtiva e motivada.

É função da gestão de RH desenvolver métodos eficientes para dar o devido retorno aos funcionários. Tecnologias modernas são aliadas importantes para que se perca menos tempo em rotinas burocráticas uma vez que podem facilmente gerar relatórios, gráficos e subsídios precisos para que o funcionário de RH possa dar feedbacks eficientes, tanto para equipes quanto para colaboradores de forma individual.

Em um cenário de grande competição entre empresas, investir em produtividade é mais do que fundamental. Assim, cada vez mais cresce a importância da gestão de RH, que tem o desafio de manter colaboradores motivados, engajados e satisfeitos em contribuir com sua força de trabalho para a empresa. Mais do que nunca, será necessário automatizar rotinas e utilizar ferramentas que auxiliem nas estratégias para promover o ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo possível. 

Agora que você descobriu como minimizar os erros mais comuns de uma Gestão de RH, saiba mais sobre Folha de pagamento: dicas para administrar melhor (link). Para saber mais sobre soluções para RH, conheça a BuildUp (link).

Leave a Comment