Gestão de controle de frequência inteligente

Gestão de Controle de Frequência Inteligente

O controle de frequência dos funcionários é um procedimento administrativo que faz parte do dia a dia de uma empresa. Desta forma, é possível verificar as jornadas de trabalho do colaborador, como entrada e saída, e calcular a sua remuneração no final do mês.

Além de manter a rotina da equipe e a organização interna, a lei exige que o controle de frequência seja adotado. A iniciativa está relacionada aos direitos e à qualidade de vida dos trabalhadores, garantindo uma carga horária de trabalho previamente estipulada.

Controle de frequência e tecnologia

Com o desenvolvimento da tecnologia, a utilização do ponto eletrônico é a maneira mais prática e com menos margem de erro do controle de frequência. Os registros podem ser feitos por meio de um crachá com chip ou código de barras ou por biometria (reconhecimento da digital).

Atualmente, a biometria é um método considerado eficaz e indicado contra fraudes. Ele consiste no cadastro da impressão digital do colaborador, que deve registrá-la no ponto quando entrar e sair (inclusive no horário de almoço).

Controle de frequência e benefícios para a empresa

O controle de frequência é muito importante, pois auxilia a companhia a seguir à risca as regras trabalhistas e a se blindar contra possíveis multas e processos, que podem ser prejudiciais para o financeiro e para a imagem da organização.

Monitorar a frequência também permite observar o rendimento da equipe e ter um controle maior sobre as horas trabalhadas. Isso viabiliza traçar um planejamento de distribuição das horas, melhorar percepções do trabalho de cada colaborador e até mesmo evitar horas extras desnecessárias.

No entanto, o controle de frequência beneficia o trabalho dos gestores e do departamento de Recursos Humanos e dos funcionários. Mas é preciso organizar estas informações para manter-se em ordem com procedimentos obrigatórios e legais que, se não cumpridos, podem trazer transtornos para a empresa.

Como organizar os dados: Gestão do Controle de Frequência Inteligente

Devido às regras e aos detalhes, a atividade do registro tornou-se complexa. Para facilitar esse trabalho, a BuildUP oferece uma solução de Gestão do Controle de Frequência Inteligente. O software permite que os gestores monitorem a entrada e a saída dos colaboradores por meio de uma plataforma, que reúne todos os registros realizados em uma tabela de horários.

No programa de controle de frequência da BuildUP, o funcionamento consiste na importação e contabilização dos dados dos Registradores Eletrônicos de Ponto. Há a possibilidade de configurar horas extras, escalas, banco de horas e abonos. Vale ressaltar que as informações são totalmente integradas à Folha de Pagamento, o que otimiza o trabalho do RH.

A gestão de controle de frequência inteligente pode trazer resultados benéficos para o trabalho, como valorização de profissionais que estão sempre corretos com os horários e até mesmo possíveis cortes de trabalhadores que não respeitam a carga horária. Além disso, a empresa se mantém em dia com as leis e se previne contra possíveis processos trabalhistas.

Quer saber mais como otimizar o controle de frequência dos colaboradores da sua empresa? Entre em contato  com a BuildUP. Além do software de alta tecnologia, temos uma equipe formada por profissionais especializados e preparados para ajudar a sua empresa a manter tudo nos conformes de maneira prática e eficiente. 

Leave a Comment