A importância da comunicação interna nas empresas e como a tecnologia pode ajudar

A importância da comunicação interna nas empresas e como a tecnologia pode ajudar.

A comunicação interna nas empresas é um diferencial de peso no alcance de bons resultados.

A comunicação interna nas empresas deve estar inserida em sua cultura organizacional, tamanha importância. Inclusive, antes mesmo de se comunicar com o público externo, é fundamental que a comunicação dentro da empresa, com todos os funcionários, esteja alinhada.

Comunicação interna nas empresas é uma ferramenta eficiente de clima e de engajamento.

Quando uma empresa pensa em comunicação e marketing, dificilmente a comunicação interna, aquela que é feita da empresa para os funcionários, está inserida. Um erro comum e uma questão cultural no que diz respeito a comunicação empresarial, que pode e deve ser evitado assim que detectado.

Mas a comunicação interna é mais do que informar o que está acontecendo nos bastidores da empresa.

O conceito de comunicação interna nas empresas é outro

Ressaltamos: não é meramente informar. Comunicação interna é, sempre que possível, inserir o funcionário nos processos, fazendo com que ele se sinta parte dele, em especial, na tomada de decisão:

  • Novos benefícios;

  • Novas parcerias;

  • Alterações no expediente;

  • Notícias do mercado.

Esses são alguns dos assuntos que podem ser comunicados internamente por e-mail, jornal mural, Intranet, entre outros.

E qual a sua importância?  

Quando cientes de seus papéis na empresa e da importância deles para o sucesso dos processos e o alcance de resultados, o funcionário desperta o sentimento de pertencimento, gerando motivação e engajamento. E isso também se faz com comunicação.

O funcionário como embaixador da sua marca

Aquele que veste a camisa! Este é o famoso perfil ideal de funcionário para todas as empresas: o que é apaixonado pelo o que faz e orgulhoso da empresa a que se dedica.

Salvo as raras exceções, esses funcionários não “chegam prontos” às organizações. Eles são moldados, desenvolvidos e, sem dúvidas, a comunicação interna faz parte desse processo.  

Há empresas em que o departamento de comunicação interna caminha junto ao de marketing. E há empresas em que ele está abaixo ou dentro do departamento de RH. Em ambos os formatos, o objetivo é o mesmo.

Como inserir a comunicação interna na empresa

Existem algumas formas eficientes de fazer comunicação interna nas empresas. Inclusive, automatizando os processos.

A BuildUP com toda sua expertise em tecnologia para Recursos Humanos, desenvolveu o Portal de RH, um software de gestão que viabiliza uma melhor comunicação entre a empresa e seus colaboradores.

Com o Portal de RH da BuildUP, é possível publicar notícias, avisos, promover enquetes, a lista de aniversariantes do mês e até mesmo programar e agendar as férias, os treinamentos, o controle de equipamentos, os comprovantes de rendimentos, entre outras atividades rotineiras da empresa com o funcionário.

Uma forma dinâmica e interativa que insere o colaborador em boa parte dos processos internos da empresa. Ele se mantém informado e informa também, por exemplo, quando gostaria de tirar férias, quando pretende usar o aparelho de “datashow” ou uma sala de reunião, etc.  

Se você identificou a necessidade da sua empresa em praticar uma comunicação com os funcionários mais eficaz, mas não sabe como fazê-la de forma prática e eficiente, conheça o Portal de RH, da BuildUP.  

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